Dentre os serviços executados pela Ilha Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos, está a elaboração do PMC.
O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é uma exigência referente à Portaria MS n° 3.523/98, do Ministério da Saúde, obrigatório para todas as empresas que possuem sistema de climatização de capacidade acima de 5 TR (60 mil BTU/H).
Podemos citar alguns exemplos de ambientes, como: aeroportos, hospitais, instituições de ensino e empresas dos mais variados segmentos, por exemplo, precisam estar em conformidade com a lei, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De forma resumida, essa norma consiste na compilação de todos os procedimentos para verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção da integridade dos sistemas de climatização. Cuja finalidade é manter os equipamentos e estruturas envolvidos no processo de climatização livres de fungos, bactérias, ácaros, entre outros.
Considerando a preocupação com a saúde, o bem-estar, o conforto, a produtividade e o absenteísmo ao trabalho dos ocupantes dos ambientes climatizados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA determina a elaboração do PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle).
A importância da Elaboração do PMOC
Ambientes que utilizam o ar-condicionado para o conforto térmico precisam de certos cuidados e o PMOC é uma exigência criada para promover a saúde e o bem-estar em ambientes climatizados de uso público e coletivo.
Já que, trata-se de um documento que atesta todas as limpezas, manutenções e eventuais correções técnicas que devem ser realizadas pelos técnicos responsáveis.
A lei se aplica a todos os edifícios de uso público e coletivo, além dos ambientes climatizados de uso restrito, como aqueles dos processos produtivos, laboratoriais, hospitalares e outros, que deverão obedecer a regulamentos específicos.
O objetivo é manter todos esses equipamentos em bom funcionamento e de acordo com as determinações de segurança, tanto ambiental como dos funcionários e usuários.
Essa prática permite que acidentes e danos materiais sejam minimizados, componentes do sistema permaneçam em bom estado de funcionamento, vazamentos sejam identificados e corrigidos e que haja um menor consumo de energia.
Para isso, o Plano de Manutenção Operação e Controle deve conter a identificação do estabelecimento, os dados do sistema de climatização e do responsável técnico, bem como a descrição das atividades a serem desenvolvidas, assim como procedimentos e rotinas de manutenção que comprovem a execução.
Além disso, precisa estar de acordo com a legislação de Segurança e Medicina do Trabalho, de modo que a limpeza e o funcionamento do sistema estejam em dia, sem oferecer riscos à saúde dos trabalhadores ou dos ocupantes dos ambientes climatizados.
A ANVISA exige a apresentação do PMOC durante suas inspeções e o não cumprimento configura em infração sanitária às penalidades previstas na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977.
De acordo com a portaria MS nº 3.523/98, toda empresa deve se preocupar com a qualidade do ar de seus ambientes climatizados para preservar a saúde, o bem-estar, o conforto e a produtividade dos seus funcionários, reduzindo assim os índices de absenteísmo (ausência).
Diante disso, a falta de elaboração do PMOC nos casos obrigatórios pode levar as empresas a terem um considerável prejuízo com multas, além de licenças médicas e processos judiciais que podem ser abertos por pessoas que foram contaminadas pela má qualidade do ar na empresa.
Como é feita a Elaboração do PMOC
Etapa química: a análise química possui 4 etapas, sendo elas: visita, coleta de amostras, análise em laboratório e resultado. Neste processo, são verificados se as variáveis estão dentro dos parâmetros exigidos pela ANVISA para o bem-estar e saúde das pessoas.
Etapa mecânica: consiste em realizar o plano de manutenção preventiva em sistemas de climatização. Além de executar as manutenções periodicamente, garantindo assim que o sistema de climatização esteja sempre funcionando da melhor forma possível. Ela é dividida em 5 fases, sendo elas:
1) Cadastramento dos equipamentos
Nesta fase, ocorre a organização dos equipamentos, que serão usadas para a criação do plano, geração de indicadores e acompanhamento das manutenções.
2) Estudo de cada equipamento
Nessa fase é feito o estudo individual de cada equipamento, a fim de verificar a situação atual, o histórico de defeitos, o regime de operação e o seu manual. Com essas informações é possível estruturar o seu plano de manutenção, definindo a periodicidade de cada ação a ser realizada.
3) Implementação
Nesta etapa, deve ser definido qual o melhor dia da semana para ocorrer as intervenções, além de qual profissional será responsável por receber e acompanhar a equipe de manutenção.
4) Execução
Por fim, acontece de fato as manutenções, que seguem a periodicidade do plano. Elas devem ser feitas por um técnico em mecânica ou refrigeração, não necessariamente quem planejou.
5) Acompanhamento
Após a elaboração do PMOC, será realizado, a fim de avaliar cada intervenção no equipamento, se o plano realizado é o mais eficaz possível ou se alguma melhoria pode ser feita.
Vantagens de optar pela Elaboração do PMOC na Ilha Ambiental
– Garantia de qualidade
– Profissionais treinados e veículos licenciados
– Especialização e constante atualização
– Sistema de gestão integrada
Solicite seu orçamento!
Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: (27) 3222-5599 ou (21) 2622-3521 ou pelo e-mail: contato@ilhaambiental.com.br