A gestão de resíduos portuários apresenta desafios e soluções que devem ser considerados para que a promoção da proteção do meio-ambiente e das condições de saúde dos usuários das embarcações possa ser mantida. Isso tudo, levando-se em consideração as normas ambientais e o planejamento da coleta, reciclagem e destinação final destes materiais já em sua fase final.
Muito interessante, não é mesmo? Pois ainda saiba que o processo de limpeza naval também envolve a gestão de resíduos portuários e descartes como resíduos oleosos, resíduos sólidos como embalagens, restos de alimentos, papel, plástico, entre outros, além de resíduos químicos e biológicos devem ser transportados e descartados da forma correta para garantir a proteção do meio-ambiente.
Nesse sentido, a nossa empresa de limpezas técnicas – Ilha Ambiental possui um papel fundamental nas estratégias de identificação, transporte e descarte de resíduos sólidos e químicos dos portos. Deste modo, trabalhamos para que a saúde das pessoas e a segurança do meio ambiente sejam mantidas nos portos e embarcações.
Principais conclusões
- A geração de resíduos nos portos brasileiros é um problema significativo, com estimações de que cada brasileiro produz cerca de 1 kg de resíduos sólidos por dia. Em 2022, a produção de resíduos urbanos no Brasil chegou a 82 milhões de toneladas, o equivalente a 224 mil toneladas diárias. Nos portos, a gestão de resíduos portuários, incluindo resíduos de embarcações e de atividades portuárias, é um desafio importante. Estima-se que 50% dos problemas ambientais dos portos estejam relacionados à gestão de resíduos.
- A gestão de resíduos portuários brasileiros enfrenta desafios como a falta de infraestrutura adequada para tratamento e destinação final, a necessidade de segregação e reciclagem dos resíduos, a burocracia e a necessidade de investimentos em tecnologia e conscientização.
- A gestão de resíduos portuários requer uma abordagem integrada e sustentável, com foco na redução, reutilização e reciclagem. A implementação de planos de gestão, a utilização de tecnologias inovadoras e a educação ambiental são fundamentais para garantir a correta destinação de resíduos, minimizando os impactos ambientais.
Quais são os desafios da gestão de resíduos portuários?
Os desafios da gestão de resíduos portuários incluem a identificação, coleta, separação, armazenamento, transporte, processamento e descarte de resíduos como óleos combustíveis de embarcações, restos de alimentos, papel, plástico e descartes provenientes de produtos de limpeza como tintas e solventes identificados durante a limpeza naval.
E quer saber mais? Esses desafios não se encerram apenas no processo de descarte. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que para a gestão de resíduos portuários, os descartes sólidos, líquidos, químicos e biológicos devem ser acompanhados e devidamente gerenciados através de planilhas eletrônicas que identificam a quantidade (Kg), volume de material (m³), custo de descarte (R$/kg) e data do transporte até o destino final.
Deste modo, a nossa empresa de limpezas técnicas – Ilha Ambientalalém de realizar a limpeza naval, pode também realizar todo o processo de gestão de resíduos portuários através do planejamento e controle da logística reversa, sistema de gestão de resíduos sólidos e cumprimento com as normas ambientais e de saúde e segurança do meio ambiente.
Quais são as soluções da gestão de resíduos portuários?
- Tratamento de resíduos: O tratamento de resíduos utiliza tecnologias que neutralizam as características negativas que um resíduo tem. Além disso, o tratamento de resíduos mecânico é a realização de procedimentos com ocorrência física dos resíduos inertes e não inertes. Esse tipo de tratamento de resíduos pode ser aplicado de diversas formas.
- Destinação final de resíduos: A destinação final de resíduos sólidos, envolve etapas que vão desde a coleta até o descarte. Para o descarte correto, primeiramente é preciso fazer uma avaliação dos resíduos, a fim de levantar informações sobre as principais fontes geradoras.
- Logística reversa: Caracterizada por um conjunto de ações e procedimentos, a logística reversa tem como principal objetivo viabilizar a coleta e gerenciamento de resíduos sólidos, para reaproveitamento e destinação final ambientalmente adequada.
- Reciclagem de resíduos: De modo geral, a reciclagem de resíduos é uma alternativa para diminuir o impacto ambiental e tal prática se torna vantajosa em vários aspectos, isso porque, além de reduzir as chances de deposição em locais clandestinos, contribui para aliviar a pressão sobre aterros de inertes, cada vez mais saturados.
- Descontaminação de tanque: A limpeza e descontaminação de tanque tem como objetivo manter a qualidade do produto ofertado pela empresa, bem como evitar riscos de problemas ambientais.
- Limpeza de diques: A limpeza de diques é feita em rios, lagos, tanques, açudes e estações de tratamento de efluentes que precisam retirar o lodo, rejeito e/ou impurezas que causam impacto extremamente negativo ao curso das águas e sua qualidade como recurso natural.
Isso tudo é excelente, não é mesmo? Pois ainda saiba que a limpeza naval é o principal processo de geração de resíduos sólidos, químicos, biológicos e oleosos em diques e atracações portuárias. Entretanto, a limpeza naval também gera inúmeros benefícios para as embarcações como a promoção da saúde e segurança da tripulação e menor impacto ambiental.
Quais são as tendências para 2025 em relação aos desafios e soluções da gestão de resíduos portuários?
Em 2025, a gestão de resíduos portuários deverá priorizar a sustentabilidade, a digitalização e a otimização de recursos. A adoção de tecnologias inteligentes, a implementação de sistemas de reciclagem e a busca por parcerias estratégicas serão cruciais para lidar com os desafios e oportunidades do setor, como a crescente pressão ambiental e a necessidade de eficiência operacional.
A poluição gerada pelas atividades portuárias, como o despejo de resíduos industriais, a emissão de gases de efeito estufa e o lixo marinho, é um dos principais desafios.
A reutilização, reciclagem e valorização de resíduos como matéria-prima, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência na utilização de recursos é a solução para este problema.
Excelente, não é mesmo? Pois ainda saiba que a limpeza naval possui uma importância fundamental em todo este ciclo. Pois é ela pode garantir com que as embarcações, diques, afluentes, atracações e dutos estejam devidamente descontaminados através de procedimentos como hidrojateamento e limpeza mecânica.
Como funciona a destinação final de resíduos portuários?
- Destinação final de resíduos sólidos: Para o descarte correto, primeiramente é preciso fazer uma avaliação dos resíduos, a fim de levantar informações sobre as principais fontes geradoras, classificação dos materiais e, por fim, definição do acondicionamento, da coleta, do transporte e do tratamento final.
- Destinação final de resíduos: O gerenciamento de destinação final resíduos envolve grandes responsabilidades ao longo de todas suas etapas e por isso deve ser executado por empresas especializadas e comprometidas com os mais rigorosos controles operacionais.
- Destinação final de resíduos perigosos: Os materiais perigosos são classificados de acordo com um padrão brasileiro estabelecido pela norma NBR10004, como Classe I, pois podem oferecer algum risco a saúde humano e ao meio ambiente.
Qual a importância da logística reversa para a gestão de resíduos portuários?
Caracterizada por um conjunto de ações e procedimentos, a logística reversa tem como principal objetivo viabilizar a coleta e gestão de resíduos portuários, para reaproveitamento e destinação final ambientalmente adequada. Confira:
Coleta e seleção: Com o descarte, os coletores fazem a seleção dos produtos, validando-os para a reciclagem.
Distribuição: As empresas distribuem os produtos para o comércio, instruindo os varejistas sobre o modelo sustentável de logística.
Reciclagem: Todo o material coletado é transformado em matéria-prima para novas embalagens e produtos.
São muitas as vantagens que a gestão de resíduos portuários pode proporcionar aos portos não apenas do Espírito Santo, mas do Brasil como um todo, não é mesmo? Portanto, a logística reversa também se apresenta como uma solução interessante e viável para o problema de resíduos portuários.
Ilha Ambiental: Soluções completas em gestão de resíduos portuários
A nossa empresa de limpezas técnicas – Ilha Ambiental, pode oferecer soluções completas em gerenciamento de resíduos sólidos, químicos e biológicos no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
Prestamos serviços aos seus clientes com qualidade, agilidade e segurança, realizando limpezas técnicas e gerenciamento de resíduos de acordo com a legislação em vigor, contribuindo para o bem-estar da sociedade e preservando o meio ambiente.
Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre limpeza naval? Então entre em contato agora mesmo conosco e solicite um orçamento para a sua empresa de operações portuárias!